img imprensa1

Ambulatório do IPq ganha Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade

Ambulatório do IPq ganha Selo Municipal de Direitos Humanos e DiversidadeO Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Instituto de Psiquiatria (IPq), coordenado pelo Dr. Alexandre Saadeh, ganhou o "Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade", da Prefeitura de São Paulo, conforme publicação no Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 26/10/2018.

Instituído pelo Decreto nº 58.180, de 05/04/2018, esse Selo é uma política de reconhecimento de boas práticas de promoção dos direitos humanos e valorização da diversidade, implementadas por organizações públicas e privadas que atuem no município.

As organizações cujas práticas são reconhecidas pelo Selo, farão parte de uma rede de acompanhamento, visando à troca de experiências e aproximação com programas, políticas e equipamentos da Prefeitura de São Paulo.

Saiba mais em http://selodireitoshumanos.com.br/.

Congresso internacional destaca atuação da Presidente do Conselho Diretor do IMRea

Congresso internacional destaca atuação da Presidente do Conselho Diretor do IMRea

Em 4 de outubro, a Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea), Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella, foi homenageada pela Associação Médica Latino Americana de Reabilitação (AMLAR), durante a cerimônia de abertura do seu XXVIII Congresso, realizado em Guayaquil, Equador.

Entregues pelo Presidente da AMLAR, Dr. Gustavo Bocca Peralta, o certificado e medalha foram outorgados à Profa. Dra. Linamara Battistella em reconhecimento aos seus méritos científicos e à sua liderança, compromisso e lealdade aos objetivos da Associação. A Assembleia Extraordinária da AMLAR, responsável pela homenagem, exaltou o trabalho realizado pela Professora em benefício da deficiência na América Latina, reforçado por sua atuação como professora e formadora de novas gerações de médicos fisiatras na América Latina.

Enquanto Diretora do Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/ Organização Mundial da Saúde (OMS) para Reabilitação, a Profa. Dra. Linamara Battistella apresentou a uma audiência formada por presidentes de diversas Sociedades Nacionais de Medicina Física e Reabilitação da América Latina e pela presidência da Sociedade Internacional de Medicina Física e Reabilitação (ISPRM) os planos e iniciativas mais recentes das organizações internacionais na área da deficiência e da reabilitação, destacando, inclusive o atendimento em reabilitação de vanguarda do IMRea.

Prof. Dr. José Otavio Costa Auler Jr. dá boas-vindas à nova Diretoria da FMUSP

Prof. Dr. Jose Otavio Costa Auler Jr. da boasvindas a nova Diretoria da FMUSP

Ao presidir a 934ª. Sessão Ordinária da Congregação da Faculdade de Medicina da USP, na sexta-feira (26 de outubro), o Diretor da FMUSP, Prof. Dr. José Otavio Costa Auler Junior deu boas-vindas ao Prof. Dr. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho e ao Prof. Dr. Roger Chammas, eleitos no último dia 10 para os cargos de Diretor e Vice-Diretor da Instituição.

A posse solene da nova Diretoria está marcada para o próximo dia 12 de novembro, no Teatro da FMUSP. O Prof. Dr. José Otavio Costa Auler Junior esteve à frente da FMUSP em dois períodos (2010-2014 e 2014-2018). Os membros da Congregação parabenizaram a sua gestão, marcada pelo aprimoramento de lideranças do futuro no atual cenário de transformação da Medicina brasileira.

Após a Sessão da Congregação, o Prof. Dr. José Otavio Costa Auler Junior, o Prof. Dr. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho (atual Vice-Diretor) e Prof. Roger Chammas (que assumirá a Vice-Diretoria do novo mandato) receberam os cumprimentos de Professores, Diretores de Departamentos, funcionários de diversas áreas da FMUSP e também do Hospital das Clínicas da FMUSP.

ICHC inaugura Centro de Inovação Tecnológica

ICHC inaugura Centro de Inovacao Tecnologica

Foto: Sarah Pflug

No próximo dia 7 de novembro, o Instituto Central (ICHC) irá inaugurar o Centro de Inovação Tecnológica – Citic. Trata-se de um escritório que irá incentivar e proporcionar facilidades para os profissionais “inventores” transformarem suas propostas criativas de produtos de pesquisas em bens de valor para a solução de problemas em saúde.

São produtos, como: softwares, aplicativos, plataformas informatizadas, novos processos, dispositivos cirúrgicos ou equipamentos médicos, desenhados ou aperfeiçoados a partir do conhecimento real de um problema, que possam resultar em efetivo ganho de qualidade e desempenho e virarem um negócio.

Aberto a todos os profissionais do ICHC, com espírito empreendedor, o Citic oferecerá uma série de vantagens para o sucesso do projeto de inovação.

Os interessados poderão participar de cursos de capacitação para Startups, receber orientações técnicas sobre os diversos modelos de parcerias público-privada e de captação de recursos junto às agências de fomento, além de apoio jurídico para a elaboração de contratos amparados pela lei de inovação.

O Centro de Inovação Tecnológica do ICHC, vinculado ao Núcleo de Inovação Tecnológica do HC - InovaHC, funcionará no 5º andar do Instituto Central, nas dependências do Centro de Ensino Berilo Langer. Terá como presidente a Profa. Dra. Maria José Carmona, Diretora da Divisão de Anestesiologia do ICHC. A gerente de inovação será a Dra. Gabriela Ribeiro dos Santos, especialista no assunto.