img imprensa1

ICESP completa 10 anos e inaugura Sistema de Correio Pneumático

icesp 10anosComo parte das comemorações de uma década de existência, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) inaugurou, no dia 16 de maio, o Sistema de Correio Pneumático. O sistema irá transportar, por ar comprimido, amostras de exames e materiais de urgência entre os andares do prédio do Instituto e também para setores do Complexo HCFMUSP.

Com tubulações que percorrem 2,7 km, a tecnologia promete agilizar rotinas internas e garantir melhor desempenho dos profissionais do hospital. A estimativa é que sejam conduzidos até 44 mil amostras de diversos objetos.

“Nos Estados Unidos é muito comum a utilização desse tipo de recurso para maximizar a eficiência. Aqui, isso vai nos possibilitar que os exames coletados no hospital cheguem ao laboratório em um tempo muito curto, sem a necessidade de usar os elevadores do prédio. Todos ganhamos com a melhora desse atendimento – será melhor para os pacientes e mais eficiente para os funcionários”, explica o Dr. Paulo Hoff, Diretor Geral do ICESP.

Para entrar em funcionamento, o sistema será acionado por meio de um painel, que permite acompanhar sua utilização em tempo real e efetuar o rastreamento de todos os envios, com filtros para datas, horários, destino, entre outros parâmetros.

“É uma honra celebrar os dez anos do ICESP. Junto com essa celebração, a inauguração do sistema de correio pneumático, que agilizará a rotina do hospital e permitirá que os profissionais mantenham o foco integralmente no cuidado aos pacientes”, comentou Lúcia França, Primeira-dama do Estado de São Paulo e Presidente do Fundo Social de Solidariedade.

“O grande desafio para os próximos dez anos é manter essa excelência, e isso exige recursos”, comenta o Prof. José Otávio Costa Auler Junior, Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP.

O Secretário de Estado de Saúde Dr. Marco Antonio Zago, marcou presença no evento e reforça a necessidade de conservar a excelência do Instituto. “O ICESP é uma instituição respeitada, não somente pela qualidade, mas também pelo volume de atendimento. E esse padrão deve ser ainda mais ampliado e melhorado, uma vez que o câncer é a doença que mais mata no mundo”.

10 anos do ICESP

Referência em humanização, o ICESP é o maior centro de oncologia da América Latina e já atendeu mais de 90 mil pessoas desde sua inauguração. O Instituto trata 10% dos casos de câncer de todo o Estado de São Paulo e tem certificado internacional de qualidade pela Joint Commision.

A singela comemoração contou com a presença de representantes do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde, da Alta Administração do Sistema FMUSP-HC, de colaboradores do Complexo HCFMUSP, médicos residentes do ICESP e da Associação dos Voluntários do HCFMUSP (AVOHC).

Fonte: Assessoria de Imprensa do ICESP

Acordo de cooperação HCFMUSP-Justiça Federal vai beneficiar a sociedade

acordo jfO Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a Justiça Federal firmaram, na sexta-feira (18 de maio), acordo de cooperação, cujo objetivo é viabilizar a execução de penas e de medidas alternativas, por meio da prestação de serviços à comunidade. 

Também foi assinado um Plano de Trabalho, que levará em conta o perfil da escolaridade e experiência profissional daqueles que irão cumprir suas penas, definidas em sentenças da Justiça Federal, sob a forma de serviços comunitários em unidades do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Assinaram os documentos: o Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior e o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira.

Pela Justiça Federal, firmaram o acordo e o Plano de Trabalho: a Coordenadora do Fórum Criminal, Juíza Federal Drª. Louise Vilela Leite Figueiras Borer e o Coordenador-Geral da Central de Penas e Medidas Alternativas da 1ª Subsecção da Seção Judiciária de São Paulo, Juiz Federal Alessandro Diaféria. 

O Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior destacou o aspecto da reinserção social e a contribuição da Instituição HCFMUSP para a sociedade. Por sua vez, o Juiz Federal Alessandro Diaféria definiu: “É uma parceria histórica. A FMUSP e o HCFMUSP são instituições relevantes e de credibilidade que farão parte fundamental deste projeto de reinserção”.

A Central de Penas e Medidas Alternativas da Justiça Federal fará entrevistas psicológicas e de assistência social, avaliando o perfil da pessoa com base na escolaridade, experiência profissional, localização de residência e também em relação ao interesse de que deve cumprir sua pena na prestação de serviços comunitários.

Também presentes à solenidade - realizada na Diretoria da FMUSP – a Diretora Clínica do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Diretor-Geral da Fundação Faculdade de Medicina, Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes; o Coordenador do Núcleo de Gestão de Pessoas do HCFMUSP, José Luís de Lira; a representante do Núcleo Especializado em Direito, Drª. Jandira Ficher, além de outras autoridades da Justiça Federal.

TALK HC: conheça a experiência do maior hospital público da América Latina na Hospitalar 2018

O Hospital das Clínicas da FMUSP traz, este ano, uma novidade para o seu estande na Hospitalar: o Talk HC, um espaço didático dedicado especialmente à realização de 32 palestras, ao longo dos quatro dias de evento. A programação especial e gratuita envolverá temas diversos, como compliance, plantão controlador, empreendedorismo, arquitetura hospitalar, entre outros.

De acordo com a Administração Superior do HCFMUSP, a ideia é oferecer conteúdo em um formato ágil e consagrado, similar ao TED Talks. Por esse motivo, cada palestra está prevista para acontecer em apenas 20 minutos, e o intervalo entre uma e outra também segue o mesmo padrão de horário. “Pensamos nisso para oferecer ao público qualificado e interessado da Hospitalar um pouco da nossa experiência na condução do maior complexo hospitalar da América Latina”, completa o Eng. Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP.

As palestras abordarão temas claros e objetivos, para que o diversificado público da feira possa acompanhar o que de fato mais chama sua atenção. O Talk HC pretende unir não somente quem tem interesse pela área da saúde, como também as pessoas que possuem um nível elevado de conhecimento sobre o ramo. Assim, ao lado de discussões sobre “Custos hospitalares e sustentabilidade econômico-financeira do complexo”, “Hotelaria hospitalar” e “Inteligência artificial em cardiologia”, por exemplo, também haverá debates mais específicos, como “Prevenção de lesões de pele associadas a adesivos médicos”, “Hipodermóclise” e “Medicação beira leito”.

Dentre os palestrantes – todos do HCFMUSP – estarão presentes representantes dos Núcleos Técnico-Administrativos vinculados à Superintendência (Comunicação Institucional, Direito, Econômico e Financeiro, Engenharia e Arquitetura, Gestão de Pessoas, Informações Corporativas, Infraestrutura e Logística, Planejamento e Gestão, Saúde Suplementar, Tecnologia da Informação); dos Comitês de Integração de Assistência (em Enfermagem, Farmacêutica e de Nutrição) e do Plantão Controlador, vinculados à Diretoria Clínica, bem como da Diretoria de Compliance, da Escola de Educação Permanente e dos Institutos - ICr, IMRea, InCor, ICESP, InRad, ICHC, IPq e IOT, que compõem o complexo hospitalar.

Além disso, a Administração do HCFMUSP acredita que a parceria com a Hospitalar é importante por permitir que o conteúdo e o conhecimento produzidos pelo HC cheguem a esse público que tanto lhe interessa. Além de ver de perto as novidades e encontrar os parceiros de jornada, em prol de uma saúde cada vez melhor para os pacientes, temos expectativas muito altas para as nossas palestras. Sabemos que todos os profissionais que irão palestrar estão muito envolvidos e dispostos a apresentar um panorama claro, prático e acessível para quem estiver por lá. Será, certamente e mais uma vez, um grande evento.

O Talk HC acontecerá do dia 22 a 25 de maio, das 13h às 18h, no Pavilhão Verde da Hospitalar, no Expo Center Norte, em São Paulo. Para se inscrever, basta entrar neste link. As inscrições são gratuitas e limitadas a 25 pessoas por palestra. Recomenda-se que os participantes cheguem até 10 minutos antes do início de cada sessão.

Conheça a programação completa do Talk HC: http://www.hospitalar.com/pt/conference/hcfmusp

Hospital das Clínicas da FMUSP entrega a mais moderna Unidade Clínica de Terapia Celular do SUS

noticiaNo último dia 10, o Serviço de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, do Hospital das Clínicas da FMUSP, entregou as modernas instalações da UCTC - Unidade Clínica de Terapia Celular, em funcionamento no 8º andar do Instituto Central do HC (ICHC).

A reforma da área permitiu a construção de 10 quartos, com capacidade para 12 leitos, destinados a pacientes com câncer e outras doenças do sangue que receberão tratamento com células-tronco. Desses, quatro apresentam filtragem do ar com pressão positiva e antecâmaras, para assistência dos casos mais graves - pacientes que ficam semanas sem nenhuma defesa do sistema imunológico, vulneráveis a infecções. Os demais quartos possuem filtragem do ar.

Com conceito inovador, a unidade receberá tecnologia pioneira no Sistema único de Saúde para prevenção da infecção, principal obstáculo ao sucesso do tratamento.

De acordo com o Prof. Dr. Vanderson Rocha, Titular de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da FMUSP, um sistema automatizado irá monitorar se o profissional higieniza ou não as mãos antes de examinar o paciente. A medida objetiva impedir a transmissão cruzada de microrganismos, uma das principais causadoras da infecção hospitalar.

O controle será rígido. Os quartos com antecâmaras e pressão positiva do ar, por exemplo, só irão liberar acesso do profissional que higienizar as mãos. O funcionamento do sistema é simples. Quando o enfermeiro, por exemplo, for lavar as mãos, um sensor de leitura de cartão a distância registrará a sua identificação. Em seguida, a torneira inteligente, com temporizador programado para 60 segundos, emitirá um sinal para o fecho eletromagnético da porta do quarto que, por sua vez, se destravará para o acesso do profissional.

Caso o profissional resolva encurtar o tempo de lavagem das mãos, preconizado pela Subcomissão de Controle de Infecção Hospitalar (SCCIH) do ICHC, a porta não se destravará. Nos demais quartos, o acesso será feito por intermédio do cartão de identificação de proximidade e liberação do fecho magnético.

Após a entrega da obra na quinta-feira, iniciou-se o processo de isolamento do local, que inclui o fechamento da varanda, descontaminação até a purificação do ar. Assim, visitas, mesmo monitoradas, não são mais possíveis. A medida é fundamental para garantir a segurança dos pacientes.

O Serviço de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular realiza, em média mensal, 12 transplantes de células-tronco da medula óssea, do sangue periférico e do sangue de cordão umbilical, provenientes do próprio paciente ou de doadores familiares e voluntários.
Os investimentos, de R$ 4 milhões, contaram com doações da iniciativa privada.

Mais novidades

Outros dois quartos da UCTC, com 3 leitos, em enfermaria anexa, também receberam melhorias. Os ganhos para os pacientes serão enormes, acrescentou o Prof. Dr. Vanderson Rocha. Ao todo, a unidade oferecerá 12 quartos, com 15 leitos, e infraestrutura necessária para um atendimento altamente qualificado e tratamento humanizado.

Os quartos foram equipados com sensores de presença que avisarão a enfermagem quando o paciente usar o banheiro, local onde é aumentado o risco de quedas. Todo o sistema de água tem tratamento especial. Além disso, os quartos receberam monitores que, interligados ao posto de enfermagem, fornecerão as informações necessárias para a equipe médica e para o internado.

Os pontos de gases e tomadas foram instalados de forma discreta para que o paciente se sinta em ambiente mais acolhedor e aconchegante. Nesse mesmo sentido, monitores poderão ser utilizados como porta-retratos e para veiculação de informações educativas. Os quartos apresentam ainda portas com vidros polarizados que mantêm a visualização por parte da enfermagem sem afetar a privacidade do paciente.

O projeto das obras foi desenvolvido pelo Centro de Arquitetura e Engenharia Hospitalar do ICHC em conjunto com equipe multidisciplinar.

Presenças ilustres

A visita monitorada à UCTC - Unidade Clínica de Terapia Celular contou com as presenças ilustres do Prof. Dr. Marco Antonio Zago, Secretário de Estado da Saúde; Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da USP e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP; Profa. Dra. Eloisa Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora Clínica do HCFMUSP; Engenheiro Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP; Prof. Dr. Alberto José da Silva Duarte, Presidente do Conselho Diretor do ICHC; Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes, Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina (FFM); Dra. Lucila Pedroso da Cruz, Diretora Executiva do ICHC; Profa. Dra. Rosa Maria Rodrigues Pereira, Diretora da Divisão de Clínica Médica I e II do ICHC; Prof. Dr. Vanderson Rocha, Diretor do Serviço de Hematologia e Hemoterapia da Divisão de Clínica Médica I e II do ICHC; Luis Vicente Laporta Roubles, Coordenador do Centro de Engenharia e Arquitetura Hospitalar – Projetos e obras do ICHC; colaboradores do Complexo HCFMUSP, empresários, imprensa e do ator Reynaldo Gianecchini, que visitou o local no final do dia.