img imprensa1

IMRea lança supercomputador para apoiar projetos de pesquisa clínica

IMRea lança supercomputador para apoiar projetos de pesquisa

Em 14 de novembro, o Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea) apresentou sua mais nova aquisição na área de pesquisa e tecnologia: o DGX 1 - V100, um servidor de alto desempenho. O supercomputador será utilizado no projeto "Define Cohort - Deficit inibitório como um marcador de neuroplasticidade em reabilitação".

O evento contou com a participação do Dr. Marcel Simis, médico neurologista e pesquisador da área de neuroplasticidade, e do Prof. Dr. Koich Sameshima, médico e engenheiro eletrônico, especialista em Neuropsicologia e Neurociência, que explicaram a importância do equipamento para a pesquisa aplicada em projetos de reabilitação.

Na ocasião, os engenheiros da NVIDIA demonstraram as principais aplicações do servidor DGX 1-V100, equipamento de última geração em processamento gráfico e Inteligência Artificial. A equipe de Tecnologia da Informação do IMRea, por sua vez, apresentou os objetivos, a metodologia e os resultados esperados.

O evento foi encerrado pela Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Profª. Drª. Linamara Rizzo Batisttella, que reafirmou a importância da nova aquisição como contribuição à pesquisa e ao tratamento dos pacientes em reabilitação: “O trabalho não se encerra com a aquisição do servidor. Esse será um trabalho em conjunto com várias equipes. Juntos, poderemos construir um nível de conhecimento que certamente impactará no atendimento dos nossos pacientes".