HC e os seus 74 anos

hcEm 19 de abril de 1944, iniciava-se uma história promissora de excelência. Nascia o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), um hospital-escola que logo se tornou o maior complexo hospitalar da América Latina.

Hoje, o HCFMUSP se mantém entre os gigantes e, às vésperas da comemoração de seus 74 anos, afirma os seus valores de ética, humanismo, responsabilidade social, pluralismo, pioneirismo e compromisso institucional. Em 2018, seguindo sua trajetória de sucesso, grandes já foram os seus feitos:

Transplante inédito de fígado em paciente com diagnóstico de hepatite fulminante provocada por febre amarela, em 29 de dezembro de 2017, o que possibilitou que o procedimento fosse realizado em outros pacientes em janeiro deste ano, e que outras instituições do País recebessem o treinamento da equipe do HC para replicar o procedimento.

Inauguração do Bloco III do InCor – Instituto do Coração, com Hospital-Dia, Central de Endoscopia Digestiva e Respiratória, Unidade de Internação do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, com 24 novos leitos, em março.

Ainda em março, em sessão solene no Palácio 9 de Julho, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

Lançamento da Cartilha Compliance em edição impressa - fruto do trabalho de uma comissão, que se aprofundou no estudo do ‘compliance’ e se torna um marco da Instituição em garantir as melhores relações profissionais corporativas, orientando seus colaboradores sempre de acordo com a ética e a transparência.

Implementação do sistema de gestão documental, o SPdoc - Sistema de Gestão Documental. Trata-se de um instrumento informatizado para cadastro dos documentos administrativos produzidos e recebidos pelo hospital e que substituirá o atual GD.

Mais recentemente, no início deste mês, entrega das instalações do Hospital Estadual de Suzano, localizado no Bloco C do HAS - Hospital Auxiliar de Suzano, unidade de retaguarda do Complexo HCFMUSP.

E não para por aí. Ainda neste semestre, o HC mais uma vez será o único hospital público com estande na Feira Hospitalar, de 22 a 25 de maio, no Expo Center Norte. Durante a Hospitalar 2018, o Hospital das Clínicas inovará com uma programação recheada de palestras, a serem realizadas em espaço reservado no próprio estande.

Além de agradecer aos colaboradores por manterem este gigante em pé, o HC convida a todos a celebrar todas essas realizações. Uma salva de palmas para o HC!